sexta-feira, 13 de maio de 2022

Autocontrole

“Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade” (Pv 16:32)

Este texto nos ensina que o paciente é superior ao conquistador. Uma pessoa paciente não revida para vingar uma injustiça, pois ela governa sobre seu espírito, por isso ela sobrepuja aquele que toma à força uma cidade com sua forte defesa. Aliás, forte é aquele que domina suas paixões, pois esta luta dura uma vida inteira, já o herói de guerra extravasa toda sua ira, demonstrando sua falta de controle.

Autocontrole é o domínio do amor, que pelo poder do Espírito Santo o cristão é capaz de viver uma vida equilibrada em todas as áreas, não deixando seus desejosos o dominarem. Sua vida é caracterizada pela disciplina.

“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível” (1Co 9:25). Quando um atleta se prepara para uma competição tudo é regulado: comida, sono, exercício etc.

A pessoa que possui autocontrole não gasta dinheiro que não possui, não pensa mais de si mesmo como convém (Rm 12:3), tem controle de si mesmo e de sua família (1Tm 3). As áreas que mais somos propensos a perder o autocontrole são aquelas onde somos mais fortes. O apóstolo Pedro era conhecido por sua ousadia e coragem. Ele disse que defenderia Jesus Cristo frente a qualquer posição. Quando os soldados vieram prender Jesus, ele sacou da espada e cortou a orelha do servo do sumo sacerdote (Jo 18:10). No entanto, naquela mesma noite, Pedro negou Jesus três vezes (Jo 18:17-27). Uma confiança excessiva em nossos pontos fortes pode sabotar nosso autocontrole nas próprias áreas em que somos fortes.

Uma pessoa desequilibrada se perturba com os menores problemas. Questões triviais a fazem desvia-se para um caminho destrutivo. As mínimas provocações a irritam. Ela é dominada por paixões pessoais descontroladas, perdendo facilmente o controle. Mas, na dependência de Deus, uma pessoa disciplinada toma decisões antecipadas para que quando estiver sob pressão, não corra o risco de tomar uma decisão errada como desculpa, e aceita as adversidades com gratidão. É em tempos de crise que o autocontrole é necessário para uma pessoa, principalmente para um líder, pois a falta de domínio próprio só agrava a situação (Pv 24:10).

Uma vida caracterizada por autocontrole começa com uma atitude de disciplina em todas as áreas da vida. Aqueles que são disciplinados nas pequenas coisas tendem a ser disciplinados nas grandes coisas também. Fazer exercícios físicos regularmente exige disciplina. Levantar-se cedo da cama exige disciplina. Tirar um momento de devocional diário exige disciplina. Ter compromisso com horário exige disciplina. Todas essas áreas da vida espiritual precisam de disciplina como: meditação, oração, estudo da Palavra, culto etc.

Ao contrário do que muitos pensam, o autocontrole produz liberdade ao invés de escravidão. A pessoa que é dominada pelos seus desejos de autossatisfação está na realidade seguindo um caminho de escravidão, enquanto o autocontrole lhe conduz à liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que as redes sociais têm um impacto negativo maior nas meninas que nos meninos?

Vimos no artigo anterior que no começo da década de 2010 houve um declínio da saúde mental em muitos países, indicado por um aumento acentu...