terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Conhecendo a natureza humana


Todo homem está em busca de algo que lhe falta, que possa lhe preencher, completar, realizar e satisfazer sua vida. O homem tem buscado de muitas formas dar sentido a vida, e tudo o que ele faz tem o objetivo de alcançar algo como: satisfação, realização e felicidade. O homem sempre está em busca de alguma coisa, porém, nada consegue satisfazer o estado natural em que se encontra. Isso tudo porque ele não conhece a si mesmo, o conhecimento da natureza humana é o princípio de uma grande descoberta. Estamos vivenciando uma época assustadora, crianças sendo assassinadas em escolas, pessoas sendo assaltadas e baleadas na porta de suas casas, e até em nossa cidade, tão pequena e tranqüila, fomos surpreendidos duas vezes com assaltos de madrugada em uma agência bancária. E agora todos dizem a vida não é justa! Será que a vida é injusta?
O Senhor abandonou a terra, o SENHOR não nos vê (Ezequiel 8:12, 9:9). Nos dias do profeta Ezequiel (593-570 a.C) o povo vivenciou dias terríveis por causa de sua própria iniqüidade. A terra estava cheia de crimes de sangue, e a cidade, cheia de violência (Ez 7:23), Deus mostrou a Ezequiel (capítulo 8) através de uma visão as grandes abominações que Israel fazia ali e que afastava Deus do seu santuário. Hoje nós somos o seu santuário, o templo do Espírito Santo (1Co 6:19). Cada um dentro do seu quarto com suas pinturas projetando suas imagens, homens adorando o sol e mulheres chorando por seu deus desconhecido, e depois diziam: “O Senhor abandonou a terra, o SENHOR não nos vê”.
Todo homem é pecador por natureza. O pecado está na essência moral da natureza humana. Temos uma natureza pecaminosa, o homem não pode por si mesmo, encontrar a solução para a sua culpa para resolver o problema do pecado. O pecado faz separação de Deus e o homem, mas ele é só o sintoma, a causa vem do nosso interior, do nosso coração. Einstein, o físico do Século XX, escreveu em 1948:
“O único verdadeiro problema de todos os tempos se acha no coração e nos pensamentos dos homens. Não se trata de um problema físico, mas de um problema moral. É mais fácil modificar a composição do plutônio do que a do espírito mau de um indivíduo. Não é o poder de explosão de uma bomba atômica que nos assusta, mas o poder da maldade do coração humano, sua força explosiva para o mal”.
Por isso Deus providenciou um salvador. Carecemos do perdão que existe apenas em Cristo que pode trazer a paz à consciência e felicidade ao coração humano. A primeira grande decisão que você precisa tomar é deixar de andar no seu próprio caminho e decidir andar no único caminho estabelecido por Deus (Jr 10:23). Pecado não é somente aquilo que se pratica de errado. A intenção de pecar já é pecado. As intenções, os pensamentos e as atitudes más são pecado.
O Senhor quer que todos os homens tenham um novo projeto de vida, que começa com a natureza de Cristo implantada em nós, dando-nos uma nova maneira de ser, sentir e agir. Ninguém tem uma vida interior perfeita, uma personalidade perfeita, só a Palavra de Deus possui o padrão de qualidade para reeducar o novo homem na mente Cristo, é aqui que entra o esforço humano, o homem precisa renovar sua mente na Palavra de Deus aprender a pensar, sentir e decidir segundo Cristo. Podemos ser cooparticipantes da “natureza divina” (2Pe 1:4), ser a imagem e semelhança de Jesus Cristo. Comece hoje mesmo uma nova vida, Deus te abençoe!



Referência Bibliográfica:

Den, Benne. A Vida debaixo do sol e o mais extraordinário projeto de vida. Viena Gráfica e Editora. 2ª Ed. - 2007.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que as redes sociais têm um impacto negativo maior nas meninas que nos meninos?

Vimos no artigo anterior que no começo da década de 2010 houve um declínio da saúde mental em muitos países, indicado por um aumento acentu...