terça-feira, 29 de julho de 2025

O conhecimento deve ser contrabalançado pelo amor - (1Co 8:1)

O conhecimento pode ser uma arma para destruir ou uma ferramenta para edificar. Há igrejas que possuem muito conhecimento doutrinário, mas pouco conhecimento de Deus.

É possível crescer em conhecimento bíblico e não crescer no relacionamento pessoal com Deus e com as pessoas. A prova disso é o amor. 

O amor e o conhecimento devem andar juntos (Ef 4:15). “A verdade sem amor é brutalidade, mas o amor sem verdade é hipocrisia”. 

Os coríntios tinham conhecimento, mas não usavam em amor (1Co 8:1). Em vez de edificar os irmãos, eles se tornavam cada vez mais orgulhosos. 

O texto de 1Co 13 é uma repreensão clara de Paulo aos coríntios que estavam falhando em se conduzir em amor, pois eram soberbos e arrogantes em sua maneira de agir. 

O amor bíblico é um termo mais ativo (dever) do que passivo (“aconteceu, não decidi me apaixonar”). É mais um verbo do que um simples sentimento que aceita tudo, conforme definido pela cultura atual. 

É descrito como paciente e bondoso. Nunca se orgulha nem sente inveja. Não é arrogante nem rude; não busca o interesse próprio, nem se ira facilmente. É pronto a perdoar, busca o bem e o que é verdadeiro. Protege, confia, espera e persevera sempre. Nunca falha. 

Não é à toa que vemos tantas igrejas divididas desnecessariamente por causa do legalismo doutrinário: uma atitude arrogante para com aqueles que não cortam o “t” e nem pingam o “i” de maneira tão precisa como ele julga que deveriam fazer em questões teológicas. 

Lembre-se, os coríntios eram culpados de viverem com intrigas, invejas, orgulho, prostituição (2Co 12:20,21) mesmo tendo conhecimento doutrinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conhecimento deve ser contrabalançado pelo amor - (1Co 8:1)

O conhecimento pode ser uma arma para destruir ou uma ferramenta para edificar . Há igrejas que possuem muito conhecimento doutrinário, m...