Em
31 de outubro de 1517 Martinho Lutero fixou as Noventa e Cinco Teses nas portas
da igreja de Wittenberg. Embora, a Reforma Protestante seja comemorada como
sendo iniciada nesta data, esse grande movimento teve seus precursores, homens
como John Wycliffe (1324-1384), John Hus (1372-1415) entre outros. A Reforma
começou primeiramente como reação aos abusos do catolicismo romano. Lutero não
se levantou para destruir a Igreja Católica Romana e estabelecer uma nova
igreja. Sua intenção inicial era purificar os abusos da Igreja Católica Romana,
que são semelhantes a muitas igrejas que hoje são denominadas evangélicas.
A
teologia reformada reagiu aos problemas da igreja, tais como:
Abuso papal: A graça estava
sendo comercializada em toda a igreja por meio de um complexo sistema de votos,
jejuns, peregrinações, missas, relíquias e outras obras. O imperativo papal era
“façam penitência”, em vez de “sejam penitentes”, ou “arrependam-se”, como Jesus Ordenou.
Pretensão papal: os reformadores,
através do estudo da Bíblia, questionaram a reivindicação papal quanto a
autoridade apostólica como cabeça da igreja. Por exemplo, os reformadores
concluíram que a rocha sobre a qual a igreja estava edificada (Mt 16:18) era o
conteúdo da fé de Pedro, e não o próprio Pedro.
Cativeiro da
Palavra:
os reformadores trabalharam arduamente para libertar a Bíblia do cativeiro hierárquico
da Igreja Católica Romana. Os leigos não tinham acesso as Escrituras, somente
os concílios, bispos, eruditos, canonistas e alegoristas da igreja tinham
acesso a Bíblia
.
Exaltação do
monasticismo:
os protestantes se opuseram ao conceito católico romano que fazia distinção
entre o sagrado e o secular. Os protestantes se empenharam para ensinar que
aqueles que viviam nos monastérios (monges, freiras), não eram mais espirituais
ou mais santos do que aqueles que tinham uma vocação secular. A reforma trouxe
o homem para fora da igreja, convidando-o a exercer seu sacerdócio real em sua
vocação secular.
Mediação
usurpadora:
Os protestantes rejeitaram a mediação de Maria, a intercessão dos santos e a
transfusão automática de graça nos sacramentos. Somente Cristo é o mediador
entre Deus e os homens. Também reduziram os sacramentos em apenas dois: o
Batismo e a Ceia do Senhor.
O papel das boas
obras:
Os protestantes rejeitaram as ideias do semi-pelagianismo, o qual afirma que
tanto a graça como as obras são necessárias para a salvação. Essa diferença
teológica era o âmago da oposição protestante, que ensinava que a salvação era
somente pela justificação pela fé em Cristo.
Os
lemas da Reforma Protestante são centralizados na palavra solus, que significa “somente”.
PROTESTANTES
|
CATÓLICOS ROMANOS
|
Somente
as Escrituras (sola Scriptura)
|
A
Escritura e a tradição
|
Somente
a fé (sola fide)
|
A
fé e as obras
|
Somente
a graça (sola gratia)
|
A
graça e os méritos
|
Somente
Cristo (solus Chirsthus)
|
Cristo,
Maria e a intercessão dos santos
|
Glória
somente a Deus (soli Deo gloria)
|
Deus,
os santos e a hierarquia da igreja
|
REFERENCIAL
TEÓRICO:
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