terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O que é uma conversão verdadeira e um arrependimento sincero?



Caro leitor, estamos terminando mais um ano que Deus nos proporcionou vivendo sob a sua graça, creio que todos nós temos muitos motivos para agradecê-lo, no entanto, não há nada mais gratificante do que agradecer a Deus por ter nos concedido a oportunidade de arrependimento e remissão dos nossos pecados através do seu filho Jesus. Iremos aprender, através das Escrituras, o que é uma conversão verdadeira e um arrependimento sincero.
Hoje pouco se fala sobre arrependimento nas igrejas ou grupos religiosos, muito se fala de milagres, profecias e prosperidade financeira. Estamos vivendo a era do hedonismo, onde o que me interessa é o que “me faz sentir bem”. A era da comercialização da Fé (Pragmatismo), o culto se transformou em um show e a fé cristã é apresentada como um produto que promete resultados imediatos na vida de uma pessoa. Há muitas pessoas confusas e iludidas quanto a sua conversão devido às falsas doutrinas ensinadas em nosso meio. As pessoas desistiram de pregar o arrependimento e de anunciar as boas novas da salvação para uma verdadeira conversão em Cristo.  Mas o que a bíblia diz sobre arrependimento e conversão?
ARREPENDIMENTO: a bíblia nos diz que Deus é quem converte o coração do pecador, (Jr 31:18) é Ele que concede aos homens a oportunidade de se arrependerem (At 5:31, At 11:18 e At 20:21) porque não tem prazer na morte de ninguém (Ez 18:30-32). Arrependimento não é oferecer sacrifícios com palavras vãs, não é confessar para algum homem ou santo padroeiro o que se fez de errado, é simplesmente se humilhar diante do Senhor e dizer a Ele sinceras palavras de arrependimento (Os 14:1-2). O arrependimento é necessário para que o pecador receba o perdão através da livre graça de Deus em Cristo, porém, o perdão só é concedido a nós pecadores por causa da morte e ressurreição de Cristo Jesus, o único sacrifício aceito por Deus (Ef 1:7 e Rm 3:24), esta é a satisfação pelo pecado, e por causa deste sacrifício podemos nos arrepender e confessar nossos pecados somente a Ele e assim alcançarmos sua misericórdia e perdão (Confissão de Fé de Westminster 15:3, Pv 28:13, Sl 51:4).
CONVERSÃO: é mudança de 180º no rumo de nossa vida (Pr. Wilson Porte Jr). É muito comum ouvirmos pessoas dizerem a seguinte frase: “Eu não me arrependo de nada do que eu fiz” e ao mesmo tempo freqüentarem uma igreja e se dizerem convertidas. Conversão não tem nada a ver como participar de um grupo religioso ou uma igreja, conversão tem a ver com o nosso coração. Não existe conversão sem arrependimento, pois o arrependimento produz frutos (Gl 5:19-26). A pessoa que não se arrependeu continua vivendo a mesma vida, ela confunde arrependimento com remorso, ela percebe que o que ela fez não foi muito bom, então ela dá uma paradinha e depois volta a viver tudo de novo, este é o giro de 360º. O caminho para Cristo nasce com o arrependimento, envolve humilhação e anda na contramão da maré, esta é porta estreita, o caminho apertado que conduz para a vida e são poucos que entram por ela (Mt 7:14).
Quero dizer a você que há recompensa para tuas obras e há esperança para o teu futuro. Quantas vezes Deus já falou ao teu coração? Ele tem se compadecido da tua vida, pois o coração Dele se comove por você. Preste atenção no caminho que está andando, por onde tem passado e regresse para o teu Senhor para tua casa. Até quando andarás errante e rebelde? O Senhor criou coisa nova para tua vida (Jr 31:18-22), não perca mais tempo.

“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mt 3:8), “Converte-me, e serei convertido, porque tu és o Senhor meu Deus” (Jr 31:18b).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que as redes sociais têm um impacto negativo maior nas meninas que nos meninos?

Vimos no artigo anterior que no começo da década de 2010 houve um declínio da saúde mental em muitos países, indicado por um aumento acentu...